quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Meu Big Chop




Esperar o seu cabelo natural crescer ... Enquanto isso você tem que fazer a parte do seu cabelo com escova progressiva encaracolar. Missão Impossível! Pelo menos para mim! Eu tentei fazer a transição sem precisar cortar o cabelo, fiz um corte bacana que adorei e que tirou bastante na parte de trás. Mas fazer a parte da franja ficar cacheada era muito complicado. Eu texturizava (enrolava o cabelo com os dedos usando gel) e não durava mais que umas horas. Batia um ventinho fraco como aqueles de Dublin e o cabelo ficava todo liso de novo, com as pontas espigadas. Se eu ficasse quieta em casa podia até durar dois dias. Mas eu sou um ser que precisa sair e viver. Aí não dava, não funcionou! Resolvi cortar eu mesma, pois meu cabelereiro em Dublin estava sem horário. E como eu ia viajar e logo depois voltar para o Brasil, eu fiz o serviço. Queria chegar aqui já com o cabelo curto para não mudar de ideia. Todo mundo se assustou como eu previa. Você cortou o cabelo? Sim, eu cortei!


Bem, é isso. Eu cortei o mal pelas pontas! Cortei toda a parte alisada com progressiva do meu cabelo. Eu tive que cortar bastante porque eu estava em transição há poucos meses e o cabelo não tinha crescido muito ainda. Mas em um ano mais ou menos ele estará do mesmo tamanho que antes. Cabelo cresce! Eu que sempre gostei de cortar o cabelo sei disso! E sempre cresceu muito rápido. Isso não é problema para mim. O problema, se há algum, é por parte dos outros que acham que cabelo crespo encaracolado tem que ser alisado com química para ficar bem liso e esticado. Eu vou falar uma coisa para vocês: cabelo alisado é muito fake! Eu sempre achei isso. É minha opinião! Por mais bonito que ele esteja tem aquele aspecto artificial que não combina com ninguém. É que nossa cultura se acostumou tanto a achar cabelo liso como normal e padrão que não conseguimos ver que há muito mais beleza em um cabelo natural, simplesmente porque ele combina mais com você! Então fica mais bonito, adequado, harmonioso, mais tudo de bom! Porque ele é sua identidade! É você!


Outra coisa, super importante, é o fato de que as químicas para alisamento, desde relaxamento até escovas progressivas com ou sem formol, serem danosas para a saúde do cabelo a longo e a médio prazo. Eu tenho muita experiência nisso e posso afirmar que elas realmente estragam os cabelos. Muita gente corta o cabelo curtinho porque o cabelo estragou demais, é o corte químico. Há milhares de histórias como estas na internet. São meninas que resolveram usar o cabelo natural também por conta disso. Antes de decidir voltar a usar meu cabelo natural, eu também estava com o cabelo bem ressecado, sem brilho, sem volume, quebrando e caindo. A partir do momento que eu optei pelo tratamento natural com produtos naturais e seguindo a rotina do No poo (uso de shampoo sem sulfato e outras substâncias) meu cabelo renasceu. E foi aí que eu realmente decidi entrar em transição. Já tinha testado os tratamentos recomendados e os resultados foram cabelo macio, com brilho, mais hidratado e sedoso. Outro papo!



Recomendo para quem está pensando em optar pelo cabelo natural a buscar informações nos grupos no Facebook, nos blogs e no youtube. Há uma diversidade enorme de grupos discutindo este assunto atualmente tanto aqui no Brasil como em outros países no mundo. Há um movimento forte para encrespar e as pessoas estão felizes e se redescobrindo! Isso tudo é muito legal! E veio para ficar, não é apenas modismo! É consciência, é ativismo, é cultural e político! E eu estou nessa!



Nenhum comentário: