sábado, 17 de abril de 2010

As redes sociais e seus dilemas

As redes sociais virtuais são amigáveis. Ok. Mas as redes sociais também podem ser tão massacrantes como a vida real. O desafio é não ser influenciado e levado pela opinião da maioria. O desafio é ser você mesmo. Saber o seu limite de exposição, dosar a intimidade e a participação das pessoas na sua vida. A comunicação na internet deve ser aquela permitida por você.

As crianças que já possuem página pessoal no Orkut devem ser instruídas a lidar com estas questões pelos pais, pela escola e por toda sociedade. Além da vida real, essa nossa vida virtual pode ser muito constrangedora e cruel. Qual o valor da amizade virtual? Ela é real mesmo? ou apenas mais um número para ser disputado entre os colegas? O que vale é ser autêntico ou seguir as últimas tendências da moda virtual?

O episódio da animação South Park exibido na semana passada, dia 07 de abril, nos EUA, deu o que falar. A imprensa inteira comentou. O alvo das piadas foi a rede social megalomaníaca preferida, o Facebook. Mas vale para qualquer rede social em que as pessoas confundem o que é real ou virtual. O Orkut talvez seja a rede mais conhecida no Brasil.

O episódio “You Have 0 Friends” mostra Stan e Kyle enfrentando a dura etiqueta social que obriga as pessoas a terem perfil no Facebook e a lidar com as dificuldades disso – ciúmes da namorada e relacionamento virtual com parentes. Kyle ainda lida com a saída de seus amigos do seu perfil após adicionar um garoto nada popular à lista. Enquanto isso, Stan, que não quer participar da rede social, é tragado por ela devido às cobranças de seu pai, avó, amigos e namorada.

A animação também fez considerações sábias sobre as dinâmicas do Facebook, como “amigas mulheres valem três vezes mais que amigos homens”. Também são citados o FarmVille e o ChatRoulette.

Cultivar a educação, ter bom senso e respeitar a identidade de cada um são atitudes fundamentais para viver em sociedade. Ainda que estes valores pareçam antigos para esta sociedade do espetáculo em que vivemos, são eles que nos distinguem e constituem o nosso caráter. Tanto na vida real quanto na virtual, o que importa é ser verdadeiro. E a família deve ficar atenta porque os conflitos virtuais são instantâneos e podem fazer grandes estragos na formação de uma criança ou adolescente. É preciso estar por perto e orientar.

Os episódios de South Park são disponibilizados gratuitamente, em inglês, após sua exibição nos Estados Unidos, no site oficial da animação.

Assista ao episódio: http://www.southparkstudios.com/episodes/267112

Nenhum comentário: