quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A Consultoria de Imagem pode ajudar você a obter sucesso



O que é imagem?

Todos nós julgamos o próximo pela imagem. Mas o que faz parte da imagem pessoal? Tudo o que se refere ao visual ou seja, a roupa, o cabelo, os acessórios, os sapatos, a maneira de sentar, de falar, etc.

Pesquisas indicam que são necessários apenas 30 segundos para formarmos uma primeira impressão de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como personalidade, origem, humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados, facilitando ou não nossa interação com os outros.

Pode até parecer que a imagem é um conceito passivo, que existe apenas na mente do outro e que não depende de nós. No entanto, a imagem é fruto de nossas ações e, justamente por causa disso, ela pode e deve ser gerenciada.

Mas o que compõe a sua imagem? É toda uma essência que vai da maneira como fala, à maneira como anda, o seu olhar, e naturalmente a sua aparência física. Como se sente, ou seja, a sua disposição, tem também uma grande influência que contribui fortemente para as pessoas que a rodeiam a aceitem ou rejeitem.

A imagem é uma expressão de quem somos, do que queremos, do que procuramos e do que queremos ser. Ter consciência do impacto da nossa imagem na sociedade facilita a abertura de portas no mercado de trabalho e na vida.



Consultoria de Imagem é uma estratégia para obter sucesso

Nos dias de hoje, em que somos cada vez mais uma sociedade visual, a imagem pessoal tornou-se de fundamental importância para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Como um produto, qualquer um que deseje a inserção no mercado precisa de um esforço de marketing para promover a sua própria imagem, pois quanto mais valorizado o profissional, mais as empresas e clientes vão pagar por ele.

A Consultoria de Imagem e Estilo é uma estratégia para obter sucesso porque alia os nossos objetivos profissionais e pessoais à nossa imagem física, valorizando os principais pontos positivos em nossa aparência, revelando nossa identidade, nosso estilo, nosso modo de pensar e de agir. Isto tudo em total harmonia visual e de ideias.


Cabelo é identidade

Nesse primeiro momento nós iremos trabalhar as questões de Consultoria de Imagem que envolvem exclusivamente o cabelo, mas vocês terão uma noção básica de como articular seu Estilo de cabelo ao resto do corpo. Isto é possível porque o cabelo é um ponto central da Consultoria de Imagem e quando você define o cabelo define todo o processo de identidade e imagem pessoal.

A Consultoria de Imagem não trabalha com padrões de estética, pelo contrário, ela valoriza os traços e características naturais de cada pessoa e recomenda a eliminação de todos os aspectos artificiais em nossa aparência, inclusive nos cabelos.

Por isso, o processo de Consultoria de Imagem envolve autoconhecimento, determinação, coragem e ousadia. Muitas vezes precisamos mudar e muito, em outras apenas lapidar para revelar o potencial de imagem que já existe.



Exercício 1 - Objetivos Profissionais e Pesssoais

A Consultoria de Imagem é um exercício diário de observação visual e estética, que envolve a atitude de olhar para dentro e para fora de si mesmo.

Por isso, o nosso primeiro exercício será de autoconhecimento pessoal para cada uma traçar seus objetivos profissionais e pessoais na vida. Por exemplo, se você está apenas estudando o segundo grau, pense se pretende seguir uma carreira e fazer uma faculdade, pense em qual profissão. Depois pesquise como as pessoas de sucesso nesta profissão se vestem, como são seus cabelos, seu estilo, seu comportamento e seu modo de tratar as pessoas.

Para quem já está trabalhando pense se pretende continuar no mesmo ramo, se pretende buscar uma promoção ou conseguir um novo emprego. Depois pesquise e tente observar de perto e identificar a aparência e o comportamento das pessoas de sucesso na empresa onde você trabalha ou na empresa onde você pretende se candidatar a uma vaga de emprego em breve.

Para quem pretende abrir um negócio próprio e ser um empresário de sucesso o exercício é o mesmo, busque conhecer, pesquisar e observar as pessoas de sucesso na mesma área em que você pretende atuar. Estas pessoas poderão ser um exemplo pra você, uma inspiração, um modo de aprender através da observação e do olhar.



Portfólio de Consultoria de Imagem

Para o nosso processo de Consultoria de Imagem recomendo que vocês tenham um caderno para fazer todos os exercícios e anotar todas as informações levantadas. Assim, ao final vocês terão todas as informações necessárias reunidas como um portfólio. Este caderno ou pasta poderá ser consultado sempre e será útil para gerenciar sua imagem ao longo do tempo.


É importante seguir todos os passos do processo na sequência porque eles serão necessários para que você entenda e articule todos os itens de maneira correta.  

Na próxima semana trataremos dos aspectos físicos relacionados ao cabelo, mas é preciso que você tenha feito o exercício 1 ou pelo menos traçado e escrito seus objetivos profissionais e pessoais, pois ele é a linha guia da definição do seu estilo de cabelo! 

Até semana que vem! Um beijo!


2 comentários:

Unknown disse...

Adorei a ideia! vou fazer esse curso com vc. Bj

Adriana Borges disse...

Bacana Margô! Passe o link da divulgação para frente pois será bem interessante para quem esta em prcoesso de transição! Beijos