Translate

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A cor nos cabelos e no visual



Além do formato do rosto, a escolha do corte perfeito também se relaciona com a sua altura e com o seu peso. A cor perfeita do cabelo se relaciona com a cor da sua pele, com o seu estilo, com sua personalidade e com seus objetivos profissionais.

Na criação de um estilo personalizado é importante saber combinar, esteticamente, a coloração dos cabelos com a pele da pessoa e com o que ela deseja expressar. O cabeleireiro também precisa conhecer como as cores afetam pessoas de diferentes personalidades. As cores também dizem muito sobre a nossa sua personalidade.

Dentro da Consultoria de Imagem a pele negra, mulata e morena é considerada uma pele de cor quente. E isso influencia na escolha da cor da roupa, da maquiagem e dos cabelos. Para o colorista de cabelos acertar a cor do fundo do cabelo é bom que ele tenha este conhecimento porque senão pode acontecer maus resultados.

Os melhores tons para as negras de forma geral são os dourados, pois eles iluminam e ressaltam a cor da sua pele dando mais vivacidade ao visual. Nos cabelos use tons quentes: marrons-avermelhados ou amarelados (mel), loiros-dourados, alaranjados e vermelhos. Se a pele for muito amarelada e pálida, os louros devem ser evitados.




Além disso, é importante saber o que cada cor expressa e se ela estará de acordo com a intenção de cada um. Nem sempre o que é bonito é adequado. Por exemplo, se a pessoa quiser expressar força e determinação, o cabelo louro pode ser leve demais, porque o amarelo expressa energia e dinamismo. Nesse caso, se a aparência desejada é a de um cabelo mais claro, o melhor é manter ou aplicar um marrom mais escuro no fundo e, depois, luzes loiras.

Primeiro, vamos ver o que as cores quentes expressam. O amarelo é ligado ao sol e expressa energia, enquanto o dourado é exuberante, pois remete ao ouro e à riqueza. Essas são cores que deixam a pessoa mais dinâmica, porém podem criar agitação. O vermelho é passional e intenso, enquanto o laranja, fruto da mistura de amarelo e vermelho, é emocional. São cores que mexem com o estado emocional. O marrom é associado à terra e dá a impressão de segurança e aconchego.

Os tons frios são o azul, o verde, o roxo, o prata, o branco, o preto e cor-de-rosa. O azul é ligado à água e ao céu, e passa calma. O verde é relacionado à natureza e expressa vitalidade. O roxo é a cor que espiritualiza. O branco cria a sensação de pureza, enquanto o preto é ligado à morte e ao luxo. O prata expressa fineza e é associado ao dinheiro. Finalmente, o rosa é infantil e lúdico.

Quanto mais clara for a cor, maior leveza proporcionará à imagem. Cores escuras são densas e pesadas, então, assentam a pessoa e expressam firmeza, poder e força.




Quando se faz a coloração do cabelo, todas essas questões precisam ser levadas em conta, senão corre-se o risco de criar uma imagem sem harmonia e estética ou de expressar algo não desejado. Além de linda, a cor tem de estar em harmonia com a intenção e a identidade de cada um.





A cor é um elemento essencial da composição da imagem pessoal

Em moda a cor é o primeiro elemento a ser pensado, é a essência e a alma do processo de uma coleção. No entanto foi há relativamente pouco tempo que se iniciou mais seriamente o questionamento sobre qual tonalidade fica bem em quem, qual tonalidade enriquece ou enfraquece a aparência de uma pessoa. Desse modo, a cor é o primeiro elemento da composição pessoal, da produção visual de uma pessoa.

As cores quentes podem ser usadas na cor do guarda-roupa, acessórios, maquiagem e tinturação de cabelos.

As cores frias tornam a pele das pessoas de pele morena a negra mais pálida, avermelhada ou esverdeada, desfavorecendo nossa imagem e causando um impacto negativo. As cores pessoais iluminam o rosto, e, em sintonia com a cor da roupa, acessórios e cabelos, favorecem a aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.

Exercício 3 - Descobrindo suas cores

1 - Quais são as três cores que você mais gosta?

2 - Quais são as cores que você mais usa no cabelo, se ele é colorido?

3 - Quais são as cores que você mais usa nas suas roupas, principalmente de trabalho, verifique os acessórios, brincos, pulseiras, anéis e sapatos. Anote tudo.

4 - Tire uma foto sua atual de como você usualmente vai trabalhar, uma foto de corpo inteiro com o visual completo.

5 - Faça uma foto do cabelo em separado, do jeito que você o usa atualmente.

6 - Faça uma foto dos acessórios em separado ( brincos, colares, pulseiras, óculos, etc) e outra dos sapatos em separado. Continuamos na semana que vem!

Faça todos os exercícios deste o primeiro post porque senão você não vai conseguir fazer sua Consultoria de Imagem. É preciso fazer tudo na sequência e completo. Você vai se descobrir ao final! Qualquer dúvida ou pergunta faça um comentário aqui no blog e eu vou tentar respondê-la no próximo post, ok!

Beijos! Até semana que vem!



Nenhum comentário: