quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mostra de Cinema discute ditadura militar no Brasil



O Sindicato dos Professores da Rede Privada de Minas Gerais (Sinpro Minas) em parceria com Instituto Imersão Latina (Imel) promove até esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a Mostra de Cinema Ditadura Militar, com o objetivo de discutir e refletir sobre as conseqüências do regime ditatorial no Brasil e nos países da América Latina. Nos dias 6 e 13 de dezembro foram apresentados filmes sobre as ditaduras na Argentina e no Chile. A entrada é franca.

Encerrando a mostra, será exibido nesta quinta-feira, dia 15, o longa brasileiro “Cabra-cega”, que retrata os conflitos da luta armada e da ditadura militar no Brasil. O filme, lançado em 2005, recebeu cinco Candangos de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo Medeiros), Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte, além do Prêmio Especial pela Pesquisa Histórica, no Festival de Brasília.

Depois do filme haverá debate com a jornalista Clevane Pessoa, conselheira do Imersão Latina, que trabalhou na imprensa mineira na época da ditadura e foi alvo de censura. Marco Aurélio, Militante de esquerda na época da ditadura, e Dalva Silveira, mestre em Ciências Sociais, funcionária do CEFET e professora da rede particular de ensino, autora do livro "Geraldo Vandré: a vida não é um festival".

Programação Cineclube do Sinpro Minas

Cineclube Uma tela no meu bairro
Rua Jaime Gomes, 198 - Floresta - BH/MG



15/12 • quinta-feira • 19h • Cabra-cega
Toni Venturi/Brasil/ 2005/107 min
Thiago e Rosa são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro, em uma emboscada feita pela polícia, Thiago precisa se esconder na casa de Pedro, um arquiteto simpatizante da causa. Thiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma organização de esquerda, que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Thiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante por estar ferido. Com o passar do tempo Pedro passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e colocando dúvidas em Thiago se ele não seria um traidor. O pano de fundo é um Brasil amordaçado e sem liberdades democráticas.


Informações: 3115-3000 • www.sinprominas.org.br • cineclubejpa@gmail.com

Nenhum comentário: