segunda-feira, 18 de julho de 2011

Meia Noite em Paris


Meia Noite em Paris (2011), é um filme apaixonante! É uma viagem para o universo da arte, à Paris dos anos 20 e dos dias de hoje, dos grandes escritores e artistas surrealistas como Salvador Dali, que tem um dos diálogos mais engraçados do filme. À meia noite em Paris, Gil Pender(Owen Wilson), roteirista de filmes descartáveis em Hollywood e aspirante a escritor, sai para passear pelas ruas desertas da cidade luz. E no realismo super fantástico de Wood Allen, Gil pega carona para o passado, a Idade de Ouro, que tanto admira.

O filme é uma ode às belas paisagens de Paris, uma homenagem à arte, a criação e produção artística européia. Há cenas incríveis como o diálogo de Gertrude Stein, Pablo Picasso e Ernest Hemingway, além de Paul Gauguin, Cole Porter e F. Scott Fitzgerald, que resgatam o charme e o clima de sedução da boêmia parisiense nos encontros entre os artistas.  O ritual está nos ambientes dos cafés, das festas e das discussões artísticas entusiasmadas. Além, é claro, das disputas entre as belas mulheres.

Acompanhado dos grandes artistas da época, Gil Pender, o personagem alter ego de Wood Allen, crítica a indústria cultural americana e os filmes comerciais, e alia a arte ao seu grande valor que é entender a vida. O filme ainda discute as relações conjugais, os valores burgueses e as escolhas equivocadas. E  fala sobre as ilusões que temos ao sonhar em viver um outro tipo de vida. A História da Arte na película é vista como uma experiência, um tour divertido, intelectual, gostoso e envolvente. Simplesmente imperdível!

O filme pode ser visto e revisto em sites de filmes online pela internet.






Nenhum comentário: