Translate

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes



O tema do 14º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece de 19 a 28 de agosto,  é "A Nova Geração". Em 2011, o evento faz uma homenagem aos novos talentos da gastronomia e da cultura no Brasil, apresentando os chefs que ocupam posição de destaque no cenário gastronômico nacional, seja pela criatividade dos pratos ou pelo estilo da cozinha, e trazendo artistas e músicos que representam a cena atual da música brasileira, como a cantora Céu.

Um concurso promovido pelo Festival elegeu três chefs representantes da nova safra de talentos gastronômicos em ascensão no país: Ariani Malouf (Cuiabá/MT), Joca Pontes (Recife/PE) e os gêmeos Juliano e Fernando Basile (Gonçalves/MG). Segundo o promotor do evento e  secretário de Cultutra e Turismo de São João Del Rey, Ralph Justino, o festival vem inovando a cada ano, ressaltando a qualidade e a criatividade brasileira. " Queremos mostrar a diversidade cultural do nosso país e ao mesmo tempo destacar o uso de produtos regionais pelos chefs", disse.

Este ano participam do evento mais de 20 chefs, entre eles, dois internacionais, um da Espanha e outro da Itália, além do festejado chef  brasileiro Alex Atala.  Para Justino, além da técnica e do sabor, a gastronomia é um grande espetáculo de arte comparado a um desfile de moda. " O que fazemos é trazer coisas novas, diferentes e criativas. "Desde a escolha dos produtos, às combinações de sabores e à decoração do prato, tudo tem um grande cuidado e beleza. O Festival transformou a gastronomia brasileira em uma grife. E isto é muito bom para os chefs brasileiros que estão cada vez mais valorizados no mercado. Hoje a imagem de chef é respeitada e admirada por todos", arremata.

Nenhum comentário: