quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Livro conta experiências de uma jovem em busca da liberdade e da justiça nos anos 1970




O livro “Olhos de Estrela”, da historiadora Angela Xavier, será lançado em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, a partir das 19 h, na Livraria e Café Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi. O lançamento faz parte da programação do projeto “Integrando artistas e diversidades”, promovido pelo Instituto Imersão Latina que completa seis anos de atividades.

De acordo com a escritora, a obra é um romance que retrata as buscas e lutas dos jovens durante a década de 1970. “ A ideologia era o grande motor das ações. Num ambiente efervescente, a juventude sonhava encontrar a forma certa, justa e verdadeira de vida. E foi esse sonho que levou muitos jovens a procurar conhecer de perto os povos que preservavam costumes ancestrais, ainda não contaminados pelo consumismo do capitalismo. Daí a busca pelas culturas antigas, orientais e indígenas”, relata.

Em 1974, Angela fez uma viagem aos Andes que marcou sua vida. O contraste entre a adolescência, vivida no interior de Minas, e o período da ditadura militar foi enorme. Após terminar o curso de História, ela viveu em Ouro Preto, cidade pólo cultural no período, conviveu com artistas em um ambiente de descobertas e experimentos extremamente ricos. Os jovens de então eram politizados e sonhavam mudar os rumos da sociedade.

O livro conta a viagem de Angela ao Império Inca, a Bolívia e o Peru. Com apenas uma mochila nas costas, ela partiu rumo a terra onde havia florescido o grande Império indígena.A cultura Inca sobrevivente à conquista foi marcante em sua vida e isso transparece nas páginas do romance. Além do pensamento, das buscas e sonhos da juventude dos anos 70. Mas como Angela é uma contadora de histórias, contou essa história baseada em fatos reais, mas quem conta um conto ... aumenta um ponto.

Serviço:
Lançamento do Livro “Olhos de Estrela”, de Angela Xavier
Data: 11 de novembro
Local: Livraria e Café Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi
Horário: a partir das19h
Entrada Gratuita

“Olhos de Estrela”, de Angela Xavier.
Edição Independente, 2011, R$ 35,00

Fonte: http://www.imersaolatina.blogspot.com/

Nenhum comentário: