1. Dissemine a Carta da Terra e aumente sua conscientização entre seus amigos e em sua comunidade local.
2. Subscreva a Carta da Terra e encoraje as organizações às quais você pertence e os governos locais e nacionais a usar e subscrever a Carta da Terra.
3. Comece um grupo de estudos sobre a Carta da Terra e explore como usá-la e aplicar seus princípios em sua casa, seu local de trabalho, sua comunidade.
4. Participe de um dos grupos de trabalho da Iniciativa da Carta da Terra, que enfocam seis áreas – Educação, Negócios, Mídia, Religião, Juventude e Nações Unidas.
5. Colabore com parceiros e afiliados da Carta da Terra e com outras organizações em sua região que já tenham aderido à Carta.
6. Faça contribuições financeiras ou providencie outros recursos e serviços necessários para o apoio à Carta da Terra Internacional e outros projetos a ela relacionados.
7. Consulte e siga o Guia para Ação Descentralizada.
Existem várias maneiras de usar a Carta da Terra nas escolas, nos negócios, nos governos, em ONGs, conferências e eventos públicos. Ela pode ser usada como:
• Uma ferramenta educacional no entendimento dos desafios e decisões críticas que enfrenta a humanidade e também para o entendimento do significado de uma maneira de viver sustentável.
• Um chamado para ação e um guia ético para um jeito de viver sustentável que inspira compromisso, cooperação e mudança.
• Um conjunto de valores para guiar governos, em todos os níveis, na elaboração de políticas e estratégias para construir um mundo mais justo, sustentável e em paz.
• Um guia abrangente para definição de responsabilidade social corporativa e responsabilidade ecológica e para formulação de enunciados de missão e códigos de conduta.
• Um catalisador para diálogos multi-setoriais, intercultural e interreligiosos com objetivos comuns, valores compartilhados e ética global.
• Um documento de lei branca (soft law) que proporciona uma fundamentação ética para o desenvolvimento de uma lei sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
• Um instrumento de auditoria com relação às metas de sustentabilidade
Fonte: http://www.cartadaterrabrasil.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário