terça-feira, 22 de maio de 2012

10 Filmes sobre a Ditadura Militar Brasileira




Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime militar, que se caracterizou pela restrição à liberdade. Foram anos difíceis, onde tudo era censurado e proibido. No final dos anos 1960 começaram a surgir grupos de resistência, alguns armados, que tentavam minar o governo, através de ações de guerrilha. Diversos líderes estudantis e políticos de esquerda foram torturados, tiveram que fugir do país ou até desapareceram, provavelmente mortos pela repressão. Alguns filmes falam dessa época ou das cicatrizes que ficaram. Esta é uma lista com 10 deles. 



1- Pra Frente Brasil
Em 1970, enquanto o povo vibra com a seleção de futebol, a repressão corria solta. Um homem pacato de classe média - Reginaldo Farias - é confundido com um ativista político, preso e torturado. Enquanto isso, sua família procura por notícias. O filme foi lançado em 1983, ainda com Figueiredo na presidência.



2. O Que é Isso Companheiro?
Em 1969, o grupo terrorista MR-8 elabora um plano para sequestrar o embaixador americano - Alan Arkin -, para trocá-lo por presos políticos, que eram torturados nos porões da ditadura. Filme bem acabado de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro.



3- Cabra Cega 
Um jovem militante da luta armada - Leonardo Medeiros - é ferido numa emboscada da polícia e precisa se esconder na casa de um arquiteto, simpatizante da causa. Ótimo filme.















4. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
 Um casal de militantes deixa o filho com o avô, para esconder-se da repressão, prometendo voltar até o fim da Copa do Mundo de 1970. Mas o avô morre e o garoto terá de se integrar à comunidade judaica do Bom Retiro, além de ter contato com alguns militantes.


5 - Ação Entre Amigos
Em 1971, quatro amigos foram presos ao tentar assaltar um banco e foram violentamente torturados. Anos mais tarde, descobrem que seu torturador ainda está vivo e vão numa pescaria encontrá-lo na intenção de matá-lo. É quando descobrem que só foram pegos porque um deles traiu o grupo. Ótimo thriller de Beto Brant.


6 - Batismo de Sangue 
No final dos anos 1960, um convento de frades torna-se um local de resistência à ditadura. Cinco freis passam a apoiar um grupo guerrilheiro e ficam na mira das autoridades policiais. 


7- Zuzu Angel 
A história real de uma estilista - Patrícia Pillar -, que ganhou projeção internacional e travou uma batalha contra as autoridades militares em busca de seu filho - Daniel de Oliveira -, que participava de movimentos estudantis e foi torturado e morto. Bom registro de época. 



8- Hércules 56
Um documentário contando, através de entrevistas, a história dos 15 presos políticos que foram trocados pelo embaixador americano em 1969. Banidos do território nacional, são levados ao México num avião da FAB, o Hércules 56. 


9- Dois Córregos
Na época da ditadura, duas adolescentes burguesas passam uma temporada numa fazenda e acabam convivendo com o tio de uma delas - Carlos Alberto Riccelli -, um homem misterioso, que está clandestino no país, escondido. Um filme amargo de Carlos Reichenbach, que fez vários filmes sobre o tema.


10 - Nunca Fomos Tão Felizes
Rodado no último ano do regime militar. Um rapaz é retirado de um colégio interno por seu pai, de quem pouco sabe e está afastado há 8 anos. É acomodado num grande apartamento temporariamente, quando começa a investigar o mistério que o cerca, em busca de sua identidade e descobre que o pai é um perseguido político.

Nenhum comentário: