quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Encrespa Geral inspira o uso do cabelo crespo e a afirmação da negritude


O Encrespa Geral BH acontece neste domingo, dia 22 de novembro, das 11h às 18h, no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. O objetivo do evento é inspirar a autoceitação e o uso dos cabelos crespos e cacheados. O Encrespa Geral é um Instituto de Promoção Humana, Desenvolvimento Social e Cultural que incentiva o uso do cabelo natural, a valorização da autoestima, estética e identidade negra.

A 5ª edição do evento acontece em 20 cidades brasileiras e em 6 países. O tema central das discussões dessa rodada é a valorização da estética negra. Em Belo Horizonte, o público aguardado é de 2 mil pessoas no decorrer do evento. Com a queda do mito da igualdade racial e o preconceito sendo expresso nas redes sociais, as discussões do Encrespa ganham fôlego a cada edição, ampliando as temáticas que vão muito além da questão do cabelo.

“A valorização da estética negra é uma forma de afirmação da importância do negro na construção da identidade brasileira, da força da nossa cultura e da nossa História, ontem e hoje neste país. Nós, afrodescendentes, temos ainda muitos passos a seguir para nos libertarmos realmente do jugo da escraviddão. Essa última fase passa pela afirmação da estética negra e pelo direito de ser quem somos,” afirma a diretora e fundadora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim.

A programação do evento contempla bate-papos, exposições, oficinas, feira de moda afro e muitas atrações culturais. Entre os convidados a dar depoimentos estão a subsecretária de Igualdade Racial, Cleide Hilda, o filósofo Marcos Cardoso, a calculista Thainá Santos e a repórter Aline Aguiar que vão compartilhar suas experiências envolvendo a aceitação do próprio cabelo. Os Shows ficam por conta da cantora D´Aiolla(Afropop) e Bloco Dread Locko com a participação especial do músico mineiro Sérgio Pererê.



O evento terá um espaço reservado para as crianças chamado “Encrespa Kids”. A convidada especial é Carolina Monteiro. A menina é famosa na internet por compartilhar vídeos que incentivam as crianças a valorizarem a estética negra. Os modelos João Lucas e Raisla Maria também são atrações do espaço infantil que conta com várias atividades como contação de histórias, brincadeiras e músicas.




Ainda será lançado o Clube das Blogueiras Negras com a roda de conversa com o tema, “Criando a Nossa Mídia”. O evento também abre espaço para o afroempreendedorismo com estandes de empreendedores de Minas Gerais, Brasília, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.


         

Atrações:


Palestra: A Valorização da Estética Negra – Palestrante: Mara Evaristo

Bate Papo: Projeto Nós

Workshop de Turbante: Uma das primeiras trançadeiras do Pelourinho da Bahia, Ayda Lewa, vai ensinar várias formas de uso dos turbantes e seus significados

Workshop de maquiagem: com a Blogueira Catarina Queiroz

Depoimentos: Filósofo Marcos Cardoso, Calculista Thainá dos Santos, subsecretária de Igualdade Racial, Cleide Hilda e a repórter Aline Aguiar

Black Music: DJ Mestre Lau

Roda de conversa: Com o Clube das Blogueiras Negras. Tema: Criando a nossa Mídia

Pocket Show: Cristal Lopez

Exibição de vídeo produzido pela Occhi Observatory: Cabelo e identidade

Feira afroempreendedora: com expositores de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, Goiás e Brasília

Big Chop (BC) ao vivo: com a Cabeleireira Danny Sousa

Corte geométrico ao vivo: com Sebá Castilho do salão Black Style

Soul : Com os dançarinos Machado Brown e Kaká Black

Hip Hop: B.boy Linck Lana - Vencedor da Batalha 1x1 hip hop Allstyle no 8º Brooklyn Fest

Espaço Gourmet: com venda de comidas e bebidas.

Homenagens: duas pessoas que apoiam o movimento

Show: cantora D´Aiolla (Afropop)

Bloco Dread Locko participação especial de Sérgio Pererê

Ensaio de Dança Charme - Professor e dançarino Master Drago

Encrespa Kids: espaço para as crianças com brincadeiras, contação de histórias e música.

Página do Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/803119516484346/


2 comentários:

Luzia Vitória disse...

Amei o blog!!!

Adriana Borges disse...

Obrigada! Venha sempre ver as novidades! beijo!