quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Residência Imersão Latina reúne artistas de seis países latino-americanos no Brasi


Belo Horizonte é sede de laboratório musical que prevê um disco e show em espaço de cultura, arte e educação no Morro das Pedras



Músicos provenientes do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina e Brasil estão imersos por quinze dias no aglomerado Morro das Pedras, localizado na periferia da regional centro-sul da de Belo Horizonte. A proposta do projeto Residência Imersão Latina é criar um laboratório de latinidades, tendo a convivência como campo de diálogo entre a tradição e o contemporâneo na criação musical.

Ao final de duas semanas será gravado um álbum internacional. Os artistas farão um show na comunidade do Morro das Pedras que os recebe. Além da oportunidade da vivência no ambiente cultural do aglomerado, onde estão hospedados em residências familiares, os artistas participam das atividades do Centro de Educação e Cultura Flor do Cascalho como Capoeira, Dança Afro, Yoga e Percussão. Os artistas também contribuem ministrando oficinas.

O projeto é fruto de uma parceria ente o Instituto Imersão Latina, a Embaixada Cultural e a Associação Cultural Eu Sou Angolero e conta com aporte do Fundo Ibermúsicas, tendo sido selecionado no edital Ibermúsicas 2014.

Os artistas

Cláudia Elena Ocampo - Colômbia
De Medellín, Cláudia é violonista de orquestra, compositora, regente, professora de música contemporânea, experimental, teatral e óperas. A artista já recebeu prêmios como o Becas de Creación de Medellin.

Demian Galvez (Mi Chingón) - México
Guitarrista, compositor e cantor mexicano que une a música tradicional e contemporânea de seu país. Participa do projeto Centarvvs, uma combinação provocadora de ritmos mexicanos e música eletrônica de vanguarda.

Grego Quirós - Argentina
De Buenos Aires – Argentina, Grego lançou, em 2013, seu disco solo “Currulao al Sur”, que promove uma fusão entre a música argentina e colombiana. O músico dirige a escola “Loco Tambor” com uma disciplina sobre percussão latino-americana e leciona Etnomusicologia no CSMMF em Buenos Aires.

Martín Turielli - Uruguai
De Montevideo, Martín é um rapper e produtor engajado na cena cultural do Uruguai. Sua busca é trazer para o rap e hip hop uma imagem diferente da música produzida nos Estados Unidos.

Tomás Del Real - Chile
De Viña del Mar, Tomás é um jovem guitarrista e cantor chileno de 21 anos focado em resgatar as raízes latino-americanas com a fusão de outros estilos como rock e jazz. Já participou de festivais como Viljandi Folk (Estônia), Floating Castle (Eslovênia) e outros na Europa.

Rick Silva - Brasil
De Belo Horizonte, Minas Gerais, mora no Morro das Pedras, comunidade que recebe a residência Imersão Latina. Iniciou sua vivência com a música na adolescência aprendendo a tocar violão e cavaquinho com seus primos de forma autodidata.

Wender Santos - Brasil
De Belo Horizonte, Minas Gerais, morador do Morro das Pedras. Teve suas primeiras experiências na música em Belo Horizonte nos grupos Tambor e Lata e Alabê onde trabalhou percussão com instrumentos criados a partir de latas de tinta e baldes, hoje se apresenta com diversos artistas, vivenciando ritmos como black music, xote, samba, baião e outros.

Serviço:

Residência Imersão Latina
17 a 30 de agosto, no Centro de Arte e Cultura Flor do Cascalho
Rua Marco Antônio, 250, Morro das Pedras

Festa de Abertura
20 de agosto, 19h, quinta-feira, na Casa do Jornalista
Av. Álvares Cabral, 400 - Centro - BH

Festival Flor do Cascalho - show de encerramento
30 de agosto de 9:30, às 20h,  no Centro de Arte e Cultura Flor do Cascalho
Rua Marco Antônio, 250, Morro das Pedras



Nenhum comentário: