domingo, 9 de agosto de 2015

A história dos biscoitos da sorte chinês !!!

Eu adoro tirar minha sorte! É uma coisa intuitiva e divertida para mim. Uma questão de orientação espiritual e de usar uma estratégia sempre. Conheci uma senhora que sabe tudo sobre isso. E o povo oriental domina muito bem essa sabedoria. A história do biscoito da sorte é uma grande lição.

A história começou na China, há oitocentos anos atrás, com a figura de Genghis Khan, grande guerreiro mongol que ao estender as fronteiras de seu Império por toda Ásia chegou a dominar grande parte da China. Esse domínio fez-se por mais de um século, até quando, mediante o enfraquecimento de seu dominador, o povo chinês iniciou sua luta pela liberdade.


Durante anos batalhas foram travadas. Sentindo próxima a vitória, os chineses elaboraram a estratégia do ataque que finalmente os levaria à reconquista de seu território. Esta foi magnificamente planejada mas ainda restava uma questão: como transmití-la aos inúmeros exércitos espalhados por outros inúmeros fronts sem que esta caísse em domínio dos terríveis mongóis?



Por Dentro da Solução

Havia na época um doce chamado de "bolo da lua" cujo sabor era detestado pelos mongóis. Valendo-se disso, os chineses colocaram os planos dentro desses bolos que foram enviados a todos generais.

Através dessa ação o povo chinês reconquistou sua autonomia, dando início à dinastia Ming (aquela mesmo, famosa por sua porcelana) e, para comemorar tal feito, anualmente os chineses passaram a trocar mensagens de felicitação da mesma forma em que as mensagens secretas foram enviadas, dentro do que pode ser chamado de "bolinhos da vitória".

Grande sabedoria chinesa!


Nenhum comentário: