terça-feira, 29 de março de 2016

O Brasil precisa de você para ganharmos o País!


















O Brasil e os brasileiros precisam continuar avançando, construindo a sua própria História como protagonistas de um processo democrático definitivo. A grande nação, o país do futuro, que um dia florescerá, está precisando de fazer a sua parte e cuidar da semente. A gente precisa ter o compromisso de regar o nosso jardim e de cultivar o nosso chão com responsabilidade. A nossa terra tão fértil, rica e cheia de belezas precisa dos nossos olhos no canteiro. Queremos que tudo corra bem, mas não podemos delegar a nossa cidadania. O nosso maior problema, muitas vezes, é ser inocente e manipulado, como um patinho cego, que, com certa frequência, cai em ciladas. Nessa terra boa, há gente que batalha e dá o seu sangue, mas também há vampiros que devemos exorcizar.



Neste país de maravilhas, a gente viu um operário virar presidente. A gente comemorou o progresso, as várias oportunidades de estudar, aumentar a renda, casa própria e poder de compra. A gente pegou um avião pela primeira vez e conheceu cidades lindas. Mas o que? Estava bom demais para ser verdade, não é? E como toda história tem um vilão ou vários, que desdenham, invejam ou maltratam a gente, nós estamos agora pensando em como solucionar este mistério. Não chega a ser tão difícil assim já que um juiz permitiu divulgar para o mundo ligações privadas, mas, no entanto, decidiu esconder sob sigilo uma lista com mais de 200 vilões, que felizmente foi vazada na Internet. A gente já começou a entender que o cordeiro pode ser um lobo muito do matreiro. 



A gente sofreu na Copa do Mundo com o 7 x 1. Foi um momento muito triste da História do país do futebol. Mas por outro lado, a gente assistiu uma pátria campeã ver que suas chuteiras não são invencíveis. É preciso mais do que talento para jogar, é preciso de treino, de um bom treinador, de bons juízes e de uma boa torcida, que, de preferência, respeite uma mulher, a presidente do seu país. Quem foi para rua protestar contra as obras faraônicas da Copa fez a sua parte denunciando a corrupção dos cartolas da CBF e da FIFA, que ficou comprovada com a prisão de 7 vilões pelo FBI,(entre eles, o brasileiro e vice-presidente da CBF, José Maria Marin). O Brasil não investiu no futebol como deveria e a corrupção sempre fez a festa aqui desde a fundação da República.Tudo, toda a sujeira para debaixo do tapete. 



Uma hora a cortina cai de tão podre! A sujeira pesa, o tecido rasga, o fedor exala e aquela aparente beleza revela toda a sujeira de uma casa. Eduardo Cunha e sua trupe no Congresso, Temer, Renan Calheiros e PMDB no governo, PSDB e demais partidos em todos os escalões da administração pública. A grande verdade é que tudo não passa de mera manipulação política e juridíca para chegar ao poder sem precisar de votos, ou seja, da democracia, do povo. Mas existem outras verdades, as coisas não são tão simples assim. A verdade não tem apenas duas faces. Ela tem interpretações. Uma mídia pode interpretar mal, outra não interpreta, uma inventa, outras tentarão fazer a melhor interpretação mostrando todas as faces. A verdade única é um conto de fadas! Ela é quase uma ilusão para nós que temos várias faces. A verdade é a sua consciência. É aquilo que você valoriza! Vivemos, pois, uma crise de valores sem precedentes!




Nós aprendemos que se plantarmos coisas boas, se fizermos a nossa parte com responsabilidade, com certeza haverá bons frutos. É a lei da vida. E essa é incorruptível. É a energia que mobiliza os nossos ânimos, que vibra, que constrõe ou destrói. Nós vivemos em uma terra tão rica, em que plantando tudo dá, mas ainda não conseguimos repartir de forma justa todos os ganhos a que temos direito. Apesar de todos os avanços, ainda estamos muito longe da palavra igualdade. Nós vamos levando, nem sempre lutando, nem sempre fazendo o que nos cabe. A gente deixou que eles tomassem conta do nosso jardim e eles tomaram conta de tudo. Até quando?



Vieram me falar, recentemente, que está faltando coragem. Pareceu-me tão óbvio e tão desafiante. Devia ser algo mais complicado para resolver este mistério, não acham? Mas não, é apenas coragem mesmo. Aquela força estranha que nos move, que nos faz seguir em frente, mesmo com medo. A gente precisa de coragem para enfrentar nossos vampiros. Quem suga o teu sangue não é gente. Não é fantasma também. Nem é uma força impossível de parar. Ninguém é capaz de nos deter se juntos lutarmos com coragem. Os vermes são odiosos, mas nós não devemos odiar. Nós temos um grande poder a nosso favor e havemos de contaminá-los com este vírus que é muito mais forte do que essa Zika que se abateu sobre o Brasil. Porque nós temos, dentro de cada coração, uma força original e profunda que nos criou - o amor há de vencer o ódio. Acredito na alegria e na reflexão, em uma atitude consciente e responsável. Este é o nosso caminho. A bola está rolando, o jogo não acabou!





2 comentários:

Unknown disse...

Belissima reflexao, concordo com suas palavras. Juntos
Venceremos

Adriana Borges disse...

Obrigada Juliana! O Brasil somos nós!