sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

“BH Jazz Festival” lança segunda edição de um dos eventos mais cativantes da capital


No dia 29 de janeiro (domingo), das 13 às 22 horas, vai acontecer na capital mineira a segunda edição de um dos mais charmosos festivais de jazz promovido pela Artbhz Produtora de Espetáculos: o BH Jazz Festival. O empresário e produtor cultural Lúcio Oliveira é o responsável pela realização desta grande festa, que soma em seu currículo centenas de shows e eventos promovidos em diversos estados do país. A curadoria é de Túlio Mourão, compositor e instrumentista de carreira internacional.

O BH Jazz Festival tem entrada franca, acontece na Praça da Liberdade e terá em sua programação respeitados nomes do jazz nacional e internacional. Segundo o curador, o grande diferencial do festival é que, ao contrário da maioria dos eventos desse segmento, ele acontece ao ar livre e de graça, buscando aproximar o público do jazz, com um line up que prioriza estilos diversos. “A grande estrela do BH Jazz Festival é essa seleção rica de grandes músicos ao lado de jovens talentos, para mostrar todo vigor da música instrumental de Minas Gerais e do mundo”, explica Túlio Mourão.

Com uma estrutura que vai privilegiar o conforto e a segurança do público, sem interferir na beleza natural de um dos mais importantes cartões postais da cidade, serão montados quatro palcos posicionados estrategicamente. Ambos vão dar maior dinamismo ao evento, pois enquanto um dos palcos recebe uma apresentação, o outro já estará preparado para o próximo show. Já o terceiro, o palco Jam Sessions, vai receber músicos que forem prestigiar o evento e quiserem fazer uma sessão musical de improviso nos intervalos dos shows. Cada artista terá direito a tocar 1 (uma) música de até dez minutos. O quarto espaço será destinado ao DJ Otro, mestre na arte do improviso sem perder o equilíbrio, o músico promete uma verdadeira viagem musical misturando diversas referências sonoras, como vanguardas eletrônicas, jazz, funk, rock, samba, bolero e outros.

Na programação, dez atrações vão se revezar nos palcos, levando para a plateia o melhor dos acordes do blues, jazz e da MPB. Dos músicos internacionais, estão confirmados o americano Donny Nichilo, mestre do piano que já tocou com lendas vivas, como o guitarrista Carlos Santana e o rolling stone Ron Wood; e a banda argentina Escalandrum, que tem à frente um dos nomes mais representativos do jazz argentino contemporâneo, Daniel 'Pipi' Piazzolla.

Para as atrações nacionais, a curadoria privilegiou a diversidade sonora e convidou Celso Blues Boy, virtuoso guitarrista brasileiro, Fernando Sodré, que vai mostrar porque sua viola caipira ultrapassa e abrange a sonoridade de muitos estilos, Toquinho, músico com 42 anos de carreira que sabe unir técnica e sensibilidade, popular e erudito em sua aquarela de sons e harmonia, e Túlio Mourão, que vai apresentar músicas de seu vasto repertório.

O festival ainda terá ainda a guitarra mágica de Ricardo Silveira, considerado um dos mais importantes músicos brasileiros, as duplas Duofel, conhecidos por terem criado uma nova linguagem para o violão brasileiro, e Duo SoaresCastro, revelações da música instrumental mineira. Outro ponto alto da noite será a presença de Yamandu Costa, considerado uma referência mundial quando se fala em interpretação de música brasileira, explora todas as possibilidades do violão de sete cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho.

BH JAZZ FESTIVAL
Data: 29 de janeiro de 2012
Local: Praça da Liberdade
Horário: 13 às 22 horas
Entrada Franca

Outras informações: http://www.facebook.com/bhjazz

Programação:

13h: Duo Soares Castro (BR) no Palco 1

13h55: Fernando Sodré (BR) no Palco 2

14h50: Duofel e Túlio Mourão (BR) no Palco 1

15h45: Ricardo Silveira (BR) no Palco 2

16h40: Daniel Piazzolla & Escalandrum (ARG) no Palco 1

17h45: Donny Nichilo (EUA) no Palco 2

18h50: Yamandu Costa (BR) no Palco 1

19h55: Celso Blues Boy (BR) no Palco 2

21h: Toquinho (BR) no Palco 1

Fonte: http://www.artbhz.com.br/

Nenhum comentário: