quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alimentação Ayurveda




Na Biologia, adstringente é o produto que contrai, estreita, reduz, produz constrição, união, ligação; que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas; contrai ou recobre os tecidos orgânicos, diminuindo as secreções ou formando camada protetora; contraem os tecidos, combatendo diversas moléstias inflamatórias da boca, garganta, intestinos, órgãos genitais; provoca contração das mucosas, dos vasos e dos tecidos.

Alimentação e Ayurveda

Na Ayurveda, a alimentação não é baseada na quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas ou calorias, minerais e vitaminas ingeridos.

Nos aproximando mais da natureza, conhecendo melhor nosso corpo e suas necessidades, a Ayurveda busca nos dar o conhecimento necessário para termos uma alimentação naturalmente balanceada. Contudo, uma vez que dispomos do balanceamento alimentar através de uma análise nutricional, enfoque ocidental, o mesmo é bem vindo e complementa o conhecimento acumulado pelo oriente.

O objetivo das dietas alimentares na Ayurveda é ajudar a promover o equilíbrio dos elementos e de sua interação no corpo humano, tomando por base a constituição individual de cada pessoa (dosha).

De acordo com a Ayurveda existem seis sabores (rasas) nos alimentos, derivados da combinação dos cinco elementos da Natureza (bhutas).

São eles: doce, ácido, salgado, pungente, amargo, e adstringente.

Os alimentos doces produzem contentamento e prazer, acalmando os dosha Vata e Pitta, mas agravando Kapha. Na Ayurveda são considerados alimentos doces: açúcar, mel, arroz, trigo, leite, creme de leite, manteiga, carnes, óleos, Ghee e quase todos os grãos, entre outros.

Os alimentos ácidos despertam a mente e os sentidos, acalmando o dosha Vata, mas agravando Pitta e Kapha. São considerados alimentos ácidos: limão e outras frutas ácidas, queijo e iogurte (devido à fermentação), tomate, vinagre, entre outros.

Os alimentos salgados acalmam os nervos e diminuem a ansiedade, acalmando o dosha Vata, mas agravando Pitta e Kapha. O sal é um alimento salgado e está presente em diversos outros alimentos.

Os alimentos pungentes abrem a mente e os sentidos, acalmando o dosha Kapha, mas agravando Vata e Pitta. São considerados alimentos pungentes: pimentas e temperos em geral, alho, cebola, gengibre, rabanete, entre outros.

Os alimentos amargos clareiam os sentidos e as emoções, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas agravando Vata. São considerados alimentos amargos: verduras amargas, como chicória, rúcula, almeirão, entre outras, espinafre, ervas amargas, entre outros.

Os alimentos adstringentes acalmam mentes irritadas ou nervosas, clareiam os sentidos e as emoções, e removem a letargia, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas agravando Vata. São considerados alimentos adstringentes: feijões, lentilhas, maçã, pêra, repolho, brócolis, couve-flor, batatas, entre outros.

Além disso, devemos considerar o que na Ayurveda chamamos de qualidades (gunas) dos alimentos. Estes podem ser: quentes ou frios, secos ou oleosos, leves ou pesados. Nossas dietas alimentares básicas devem levar em consideração nossa constituição, a presença dos seis sabores e a qualidade dos alimentos.

Fonte: www.ayurvedayoga.com.br

Um comentário:

Super Lana disse...

Oie....muito bom
seu blog!!
virei seguidora!
quando puder passa no meu!!

http://bloggerdalana.blogspot.com/

Bjusss